sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Pouca mudança... ou nenhuma!?... Reino Unido aplica imposto ambiental para viagens de avião

"O imposto pago pelos passageiros que viajam a partir dos aeroportos do Reino Unido duplicou ontem o seu valor, uma medida decidida pelo Governo britânico tendo em conta os efeitos prejudiciais da aviação no ambiente.
A medida, anunciada em Dezembro pelo ministro da Economia britânico, Gordon Brown, prevê que os passageiros que viajem dentro do Reino Unido ou para o resto da Europa paguem um imposto de dez libras (15 euros), valor que duplica para quem viaja em primeira classe (30 euros).
Para os voos fora da Europa, o montante será de 40 libras (60 euros) para quem viaja em económica e de 80 libras (120 euros) para primeira classe.
Todas as companhias aéreas — tenham ou não a sua base no Reino Unido — estão obrigadas a recolher o imposto por cada passageiro que viaje a partir de um aeroporto britânico.
A medida foi criticada por associações ambientalistas como a Friends of Earth, que esperava um aumento mais significativo. A Associação do Transporte Aéreo considera, por seu turno, que a subida do imposto não ajudará a reduzir as emissões de gases que prejudicam o ambiente."
_
*Difícil de compreender esta medida quando existe uma significativa percentagem da população que viaja de avião dentro do próprio país, como o exemplo de Londres a Manchester, por ser um transporte mais económico que o comboio que é excessivamente caro (praticamente o dobro). De acordo com uma notícia que saiu no jornal "The Independent" a 3 de Janeiro, 14.8kg de CO2 são produzidos por uma pessoa que viaja de comboio, enquanto 90kg de CO2 são produzidos por uma pessoa que viaja de avião. Acham mesmo que esta medida irá contribuir para a mudança da verdadeira problemática ambiental!?
Fontes: Publico.pt
The independent

Sem comentários: