quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Cães maltratados em Portugal - Proposta de criação de Plataforma

"A grandeza de uma nação e o seu progresso moral, podem ser avaliados pela forma como tratam os seus animais". Mahatma Gandhi

"Existem neste momento várias associações e pessoas individuais que fazemtudo o que podem para tentar salvar alguns animais mas a situação está aatingir um ponto de rotura e as pessoas andam completamente desgastadas, pois cada vez existem mais casos.Se no início procurei ajudar, dentro das minhas possibilidades (chegandoaté a trazer uma cadela do Canil de Vila Franca de Xira) , agora consideroque se tem que fazer mais qualquer coisa pois não é possível continuar neste estilo "bombeiro apaga fogos", é preciso contribuir para modificar o sistemaque existe, pois de outro modo vamos continuar a assistir impotentes a estashistórias todos os dias.Passo rapidamente a resumir o que me parecem ser as situações onde se deverá actuar e que muito provavelmente já são tb as vossas:

- Fiscalização das condições em que as Câmaras Municipais têm os seus canis(algumas verdadeiramente inacreditáveis num país que se diz do 1º mundo !), nomeadamente ao nível das instalações, alimentação e métodos de abate;- Fiscalização dos criadores. Em Portugal qualquer um se transforma emcriador, originando um excesso de oferta e, consequentemente, o proliferar de situações gravosas para os animais;
- Fiscalização das condições dos animais de caça e de corrida;-Reforço dos poderes de intervenção da GNR quando se trata de actuar naprotecção dos animais;
- Criação de uma rede de adopção eficaz a nível nacional que inclua os canis municipais;
-Adequação da política dos canis a esta rede, de modo a garantir apermanência dos animais em boas condições e por mais tempo.
Desta forma, proponho que se inicie um movimento que reunisse todos os esforços que já existem (e são muitos) que poderia começar da seguinte forma:

> 1. Propor a um conjunto de Associações e pessoas individuais a criação deuma Plataforma - não sei se já existe ??;
> 2. marcação de uma reunião num local e hora acessível (mesmo que não estejam todos) ou então por email (menos eficaz para primeiro contacto) paraelaboração de uma estratégia de acção;
> 3. Elaboração de uma estratégia para divulgar e procurar alterar oproblema dos cães abandonados em Portugal: Contactos com jornalistas de diferentes órgãos, pessoas influentes etc.; elaboração de uma petição,denúncia de casos mais graves que envolvam órgãos do Estado (canisMunicipais); estudo de documentos a propor junto dos grupos parlamentares (apoio jurídico), etc. A melhor ideia, julgo eu, era reunir todos osesforços e criar, num determinado momento - uma semana por exemplo - ummovimento que fosse de tal modo forte (com vários órgãos de comunicação social a falar do problema) que ajudasse não só a uma maior visibilidade dacausa criando novos adeptos como a sensibilizar os portugueses e apressionar as autoridades.
>>> Aguardo contacto
> Com os melhores cumprimentos
> Maria Ramalho
> Contactos:
> Telem. 91 7640131
> Direct. 213614330"

terça-feira, 30 de janeiro de 2007

O aborto no mundo

lido no blog http://alicegx.blogspot.com/

"No mapa o branco são os países em que o aborto é feito a pedido da mulher, a azul, as condições socio-económicas são determinantes, a amarelo , o bem-estar psicológico da mulher é tido em conta, como é o caso da Espanha, o nosso vizinho civilizado, onde as mulheres portuguesas vão abortar nas calmas. Restam o rosa e o vermelho, a cor dos países pobres (alguns são podres de ricos) e subdesenvolvidos ,onde o aborto é proibido ou em parte, violando os DIREITOS HUMANOS. A ler no site WOMEN ON WAVES. Ontem fiquei a saber pelo Vital Moreira que o INCESTO não é considerado crime na legislação portuguesa. Mas o aborto é.

Estão à espera de quê para a alterarem?"

Fontes: http://www.womenonwaves.org

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Lisboa Ballet Contemporâneo dias 9, 10 e 11 de Fevereiro no teatro camões

"9 e 10 de Fevereiro, às 21h; 10 e 11 de Fevereiro, às 16h; estreia absoluta de Callas, de Benvindo Fonseca e Lisboa Ballet Contemporâneo.
Depois de Ella Fitzgerald e de Madredeus, a voz volta a ser o ponto de partida para uma nova criação de Benvindo Fonseca para o Lisboa Ballet Contemporâneo. Em Callas dança-se a fragilidade e a força, a passionalidade e o amor, os desejos da personalidade e os apelos da alma. As flores, as jóias, os aplausos e todas as coisas efémeras são o cenário onde se desenvolvem os pequenos dramas pessoais. Mas é desse cenário efémero que emergem a intemporalidade e a imensidão de uma voz que sempre nos desperta para algo maior.
Callas de Benvindo Fonseca conta com a excelência de criativos como o maestro César Viana (música original) e o arquitecto José Garcia (cenário) e as participações especiais da pianista Mercedes Cabanach e do violoncelista Luís Sá Pessoa."
*A não perder!
Para mais informações: http://www.lxjovem.pt/
Fontes:lxjovem

Baleias-de-bossa: o que fazem elas lá em baixo?

"Lembram-se de quando os maiores animais do mundo pareciam correr risco de extinção? Esse foi o cenário das décadas de 1960 e 1970, quando a caça comercial fez descer de tal forma o número de efectivos de muitas espécies das baleias de grande porte que o mundo temeu mesmo a perda destas maravilhas naturais.
Isso não aconteceu. Quem hoje visitar, durante o Inverno, o canal Auau, situado entre as ilhas hawaianas de Maui e Lanai, verá um oceano repleto de titãs. Com um peso que pode superar as 40 toneladas, as baleias-de-bossa emergem e esguicham por toda a parte, rebolando em movimentos espiralados e batendo na superfície da água com as barbatanas ou com a cauda. Dão saltos em que a barbatana caudal quase emerge por completo para fora de água e deixam-se cair com um CA-BUM! que ecoa ao longo de quilómetros. Depois da quebra das suas populações, em todo o mundo, as baleias-de-bossa começaram a recuperar após a imposição da moratória internacional à sua caça na década de 1960. Actualmente, o mais exaustivo estudo sobre baleias-de-bossa já realizado, denominado SPLASH, está quase terminado. Ao longo de três anos, procedeu-se ao recenseamento destes animais, e especula-se que poderá vir a ser anunciada uma estimativa populacional superior a dez mil só no Pacífico Norte."
Fontes: Texto de Douglas Chadwick; Fotografias de Flip Nicklin

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Green.Tv

Após o conhecido youtube, existe outro canal da tvcabo que já conquistou a internet e desta vez, é verde! A “Green TV” contém filmes relacionados com o meio ambiente e é o primeiro website a englobar vários filmes ligados a organizaçõs ambientais e filmes independentes de modo a serem acessíveis em qualquer parte do mundo. A “Green TV” engloba ideias e visões de organizações ambientais liderantes tais como a UNEP, Greenpeace, Friends of the Earth, Water Aid, Stop Climate Chaos, entre muitos outros.
*Digno de visita: http://www.green.tv/
(Com um filme muito interessante quando se abre o link!)

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Um dia branco

"Dai-me um dia branco, um mar de beladona
Um movimento
Inteiro, unido, adormecido
Como um só momento.

Eu quero caminhar como quem dorme
Entre países sem nome que flutuam.

Imagens tão mudas
Que ao olhá-las me pareça
Que fechei os olhos.
Um dia em que se possa não saber.

Sophia de Mello Breyner Andresen

quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

O "Prato do dia"...

Assistimos todos os dias a números elevados de despedimentos em Portugal. Hoje mais uma notícia, desta vez relacionada com o Teatro Rivoli no Porto onde 36 Funcionários do Teatro foram impedidos de trabalhar... Como pode isto acontecer de um dia para o outro!?... Mais um "prato do dia". Sim, porque afinal os despedimentos de trabalhadores fazem parte da nossa realidade contemporanea... Apenas resta o sentimento de revolta...
"Os 36 funcionários da Culturporto, a associação encarregue da gestão do Teatro Rivoli, no Porto, foram hoje impedidos de trabalhar, na sequência da decisão da autarquia de concessionar aquele espaço ao produtor e encenador Filipe La Féria. A Câmara Municipal do Porto afixou ontem um aviso nas portas do Teatro Rivoli, avisando os trabalhadores de que a partir de hoje estavam dispensados de comparecer ao trabalho, devendo aguardar em casa um contacto da comissão liquidatária da Culturporto."
Fontes: Público

quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Ajude a pôr fim às experiências com primatas

"Ajude a pôr fim às experiências com primatas e a substituir o uso de animais em experiências por métodos não-animais na União Europeia.


No âmbito da actual revisão da Directiva 86/609/EEC relativa à protecção dos animais usados para fins experimentais e outros fins científicos, a ANIMAL, com a Coligação Europeia para o Fim das Experiências com Animais, está a promover uma petição europeia para pôr fim às experiências com primatas no espaço comunitário, e, com o Dr Hadwen Trust for Humane Research, está a promover uma petição para fazer avançar a substituição do uso de animais em experimentação e investigação por métodos não-animais também em todo o espaço comunitário.

Estas petições são decisivas para que milhares de animais deixem de ser torturados e mortos em laboratórios, em técnicas experimentais antiquadas, ineficazes e cruéis – por favor, assine estas petições:

Visite:
http://www.eceae.org/saveprimates/pr/action.html e subscreva a petição “Salve os Primatas”

Visite:
http://www.endeuanimaltests.org/languages/portuguese/index.php e subscreva a petição “Substituam todas as experiências com animais na Europa” "

domingo, 7 de janeiro de 2007

Talvez um dia...

O Natal de todos os dias?...
Talvez um dia o Homem desperte a vontade de fazer... Talvez um dia a diferença seja o rumo para a libertação...
Talvez um dia, Natal todos os dias...
Foto: Bart

sábado, 6 de janeiro de 2007

"Falta-me" de Cláudia Varejão

O documentário "Falta-me" da autoria de Cláudia Varejão passou recentemente no canal RTP2.
"Imagina cerca de uma centena de pessoas isoladas na Grande Lisboa e escrevendo numa ardósia o que mais lhes faz falta. Esta moldura humana e intimista retrata durante 20 minutos a sociedade actual."

"Falta-me" foi co-produzido pela Filmes Tejo II e pela RTP, obtendo uma menção especial no DocLisboa’ 2005, o prémio Melhor Documentário e o prémio Imprensa no festival Caminhos do Cinema Português em 2006. Neste documentário a realizadora sintetiza aquilo que mais falta faz a uma série de habitantes da cidade de Lisboa, entre os quais figuram pessoas de diferentes profissões, idades, contextos sociais ou políticos, pessoas anónimas e figuras públicas. "Falta-me" integrou a competição da 3ª edição do DocLisboa, que decorreu entre 15 e 23 de Outubro, na Culturgest, em Lisboa.

Cláudia Varejão disse à agência Lusa: “o cinema documental começa a ganhar uma definição e uma linguagem própria, mais próxima do cinema do que da reportagem”, acrescentando, o que me atrai é a realidade e a possibilidade de ter um olhar próprio sobre a realidade, sem a manipular”.
Se puderem ver, não percam!
Fontes: meio.tv, Filmes do Tejo