domingo, 8 de junho de 2008

Tribunal proibe a emissão de Touradas na RTP

"Tribunal de Lisboa proíbe RTP de emitir "44.ª Corrida TV" no próximo Domingo antes das 22h30m e sem a difusão permanente de um indicativo visual apropriado que a apresente como um programa violento capaz de influir negativamente na formação da personalidade de crianças e adolescentes"

"Segundo Rita Silva, Vice-Presidente da ANIMAL, "No Ocidente, os países onde os animais são mais mal tratados e onde há uma maior indiferença das populações relativamente ao sofrimento dos animais são, por norma, países onde existe actividade tauromáquica permitida pelo Estado. Portugal é um desses casos, sem dúvida alguma, sendo um país onde ainda hoje os animais se encontram fortemente desprotegidos e onde ainda não são vistos, de um modo geral, com respeito. Isso deve-se, sem dúvida alguma e em grande parte, ao facto do Estado permitir que em qualquer centro de qualquer cidade ou vila do país vários touros e outros animais sejam expostos a uma tortura extrema, com contornos de crueldade assustadores, no contexto de corridas de touros e outras práticas tauromáquicas que são promovidas e acolhidas como espectáculos e cuja popularidade é estimulada. Nos últimos dez anos, sobretudo, a popularidade das touradas decresceu brutalmente em Portugal, fruto de campanhas a favor dos direitos dos animais, e, com isso, tem-se dado também o avançado declínio económico desta indústria sanguinária. Os portugueses já não querem que as touradas possam acontecer em Portugal e querem que Portugal seja um país onde os animais sejam bem tratados e mais fortemente protegidos. Mas o Estado não tem reflectido isso através das suas decisões e a RTP, desde logo, tem tido um papel vergonhoso ao insistir em promover e difundir um espectáculo deplorável que devia ser já proibido e que, pelo menos, deveria estar completamente vedado de ser promovido ou difundido pelas estações de televisão. Não é de todo aceitável que estas, particularmente a RTP, continuem a insistir no processo de dessentização que faz com que os portugueses ainda hoje não tenham tanta empatia para com os animais e os seus direitos quanta deviam ter. Esta decisão judicial notável e absolutamente pioneira no mundo virou, agora, uma importante página da história da abolição das touradas e esperamos que a RTP e outras entidades retirem daqui as devidas conclusões".
...
Para mais informações, por favor contacte a ANIMAL através do e-mail info@animal.org.pt ou visite o site www.animal.org.pt.

3 comentários:

Anónimo disse...

axo muito bem!
as touradas sao das coisas piores que fazem aos animais, e ainda por cima tem publico, pagando para assintir, e fazendo da tourada uma profisao, profissao essa que se destina a gozar , fazer sofrer e acabondo por deixar morrer ou matar os animais.

natura.viva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
natura.viva disse...

Olá Sayra,
Bem vinda!
Obrigada pela tua partilha.
Como é bom ver comentários de pessoas que também se preocupam com o bem estar e os direitos dos animais!
Este é um passo importante sem dúvida e é assim que a mudança vai acontecendo. Que sejamos cada vez mais pessoas a unirmo-nos e a lutar por estas causas.
Um beijinho e dia feliz!
*