quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

"Dreaming of a Green Christmas"... Sonhando com um Natal Verde


Dear children,

As many of you know this time of year is very busy for me. The elves are also really busy, making the Obama dolls (although they appear to be less popular than last year), the train sets, and the computer games.
But before I pack up the sleigh and set off on this year's big ride, I wanted to share with you an update on how things are going.
I wanted to share with you some worries I have, because here at the North Pole it has been a difficult year...

(...) Well, I read these Intergovernmental Panel on Climate Change Reports, which I have to say they were a little boring, but all these scientists from around the world have been saying the same thing and each of the reports they produce says things are getting worse.
They tell us that people's use of oil, gas and coal has been putting thousands of extra tonnes of carbon dioxide into the air. It's causing the Sun's heat to build up in the atmosphere of the Earth. The reports say things are getting worse and worse.
Well, now it's starting to affect everything all over the world. Giant storms are flooding coasts and valleys, even big cities.
Farmers aren't getting enough rain for their crops, so they are having trouble growing enough food for people to eat in many countries. Even those hot -weather animals like elephants, tigers and lions, are struggling terribly as their natural homelands disappear.

(...) Anyway, I hope you each have a peaceful and wonderful holiday this year. Let's all try to make it a very merry green Christmas.
And let's remember to enjoy what we have, and to share it together.

Father Christmas
Felix Dodds is executive director of Stakeholder Forum for a Sustainable Future, and Michael Strauss is executive director of Earth Media
The Green Room is a series of opinion articles on environmental topics running weekly on the BBC News website

Excertos tirados da mensagem dos ambientalistas Felix Dodds e Michael Strauss em BBC

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Por favor, peça ao Governo Chinês e ao Município de Pequim que não autorizem a introdução de touradas na China

Mais uma vez a ANIMAL sugere esta mensagem e menciona os respectivos endereços na luta desta causa:

Não é a primeira vez que o tenta fazer, mas esta parece ser uma tentativa mais forte. Um sector da indústria tauromáquica espanhola, liderado pelo matador de touros Manolo Sanchéz, está, de acordo com diversas notícias, incluindo do jornal espanhol EL MUNDO (26 de Novembro de 2009) a tentar introduzir touradas na China, nomeadamente através da construção de uma praça de touros fixa na localidade de Huairo-Beijing. É intenção destes promotores tauromáquicos organizar pelo menos 16 touradas por ano em Beijing, entre os meses de Junho e Setembro de cada ano.

Pelo facto da indústria tauromáquica estar em crise na Europa e na América Latina – onde se concentram os nove únicos países do mundo que ainda permitem a realização de touradas –, estando a enfrentar crescentes dificuldades económicas, assim como sociais e políticas, principalmente associadas ao facto de, por todo o mundo e também já de forma muito expressiva nos países com actividade tauromáquica, as touradas estarem a ser cada vez mais firmemente reprovadas e censuradas até por decisões judiciais e políticas destes estados, diversos promotores tauromáquicos têm tentado exportar touradas para locais do mundo – como a China – onde estas não existem, de modo a tentarem salvar o seu negócio sanguinário.

Em face disto, a ANIMAL, em colaboração com o CAS – Comité Anti-Touradas da Holanda e com a League Against Cruel Sports, do Reino Unido, pede-lhe que se junte a nós para pedir ao Governo Chinês e às autoridades municipais de Pequim que tomem todas as medidas necessárias para que nenhuma actividade tauromáquica, temporária ou permanente, seja autorizada ou tornada possível em Pequim ou em qualquer parte da China.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Fair Trade - The Movie. An eq.tv original.

Sobre o Fair Trade ou o comércio justo - um video esclarecedor

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Mercado de Trocas "Não compre, troque!"


Numa das minhas pesquisas para esta semana, encontrei este artigo na EXPRESSO sobre o Mercado de Trocas e pensei "finalmente"!

Não percebo porque realmente não adoptamos mais este tipo de sistemas, pois são formas de dar, de reutilizar e assim sempre poupamos o planeta no lugar de desperdiçar coisas que ainda estão em bom ou excelente estado.

Agora por isso, um pequeno à parte, se ainda não viram o filme Age Of Stupid, imploro-vos que vejam!


Este ano lembre-se do Planeta e celebre um Natal mais Sustentável. Venha ao Swap Market, em Almada, e troque ou simplesmente dê prendas...


Quando li este artigo do jornal EXPRESSO, lembrei-me imediatamente do Freecycle que existe em diversos países e no qual eu estou inscrita há já algum tempo.

Já tive o prazer de receber um saco cheio de várias bolas, de cores diferentes, como a que mostro na fotografia deste post. Dão-me imenso jeito no trabalho com crianças!

Assim como também uma blender para fazer deliciosos batidos de fruta, que nunca tinha sido usada antes, mas que agora tem muita utilidade aqui por casa!

Ficam então mais estas sugestões e até amanhã!

Associação Animais de Rua

Vim a tomar conhecimento desta loja do projecto Animais de Rua há já alguns meses. Há produtos muito giros e o dinheiro reverte a favor de uma boa causa.

De acordo com o website, o produto das vendas é canalizado na totalidade para financiar esterilizações e tratamentos de animais de rua ou carenciados. Esta t-shirt é uma das sugestões que por lá anda. Há produtos de vários preços e muito por onde escolher...

"Idealmente, a Associação Animais de Rua não deveria existir. Num mundo ideal, todos os animais de companhia teriam direito a viver num lar, protegidos das condições climatéricas adversas e dos perigos da rua. Mas, como sabemos que no nosso país estamos ainda, infelizmente, muito longe de conseguir esse objectivo último, a Associação Animais de Rua foi criada para tentar minorar o sofrimento dos animais de rua e não permitir que continuem a gerar mais vidas sem abrigo, destinadas a sofrer, sem acesso a alimentação nem a cuidados de saúde. O nosso trabalho é paralelo e complementar ao trabalho das associações de protecção animal que acolhem e encaminham para adopção animais abandonados.

A Associação Animais de Rua não tem espaço próprio e, portanto, não pode acolher animais errantes. O nosso trabalho consiste no apoio à captura e esterilização de animais de rua, que são posteriormente libertados no seu meio."


segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Semana "Brainstorm Ideias de Natal"

Esta é a semana "Brainstorm Ideias de Natal" aqui na Naturaviva. Uma semana inteira dedicada a ideias e prendas de Natal alternativas para promover projectos que englobam o processo de desenvolvimento sustentável, o comércio justo, a proteccção do ambiente e da promoção de campanhas de consciencialização.

E para celebrar o começo da semana, aqui está o xilofone que comprei para os meus projectos de trabalho há umas semanas atrás nesta loja de comércio justo em Inglaterra, onde estou.


Dado ao facto de fazer projectos com crianças e artes, pensei como lhe irei dar uso... Já consigo imaginar algumas brincadeiras e *possíveis* momentos de relaxamento que possam vir das influências deste instrumento...

Desejo a todos uma semana muito feliz com reflecções de prendas positivas e conscientes para este Natal! Eu irei estar a pensar nisto mesmo, em especial durante esta semana...

domingo, 6 de dezembro de 2009

Part 3:Grupo Desportivo Parlamentar retira animais selvagens do seu espectáculo de circo... mas mantém domésticos...

Em face das centenas e centenas de mensagens de protesto que cidadãs e cidadãos preocupados com os animais enviaram, no seguimento do alerta da ANIMAL, a diversos decisores da Assembleia da República, manifestando perplexidade e indignação pelo facto do Grupo Desportivo Parlamentar ter encomendado uma sessão especial de circo – com animais – ao Coliseu dos Recreios, em Lisboa, para o dia de amanhã, 6 de Dezembro, e depois de, na sequência desses protestos, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (o único dos seis grupos parlamentares na Assembleia da República que respondeu ao apelo tomando posição sobre este assunto) ter condenado também aquele espectáculo e anunciado que nenhum dos seus deputados ou assessores iria ao mesmo espectáculo...

... o Grupo Desportivo da Assembleia da República decidiu retirar os animais selvagens do espectáculo de circo que amanhã se realizará… tendo, porém, lamentável e incompreensivelmente, decidido manter os números com animais domésticos (pombas e cães) no dito espectáculo de circo – quando o mesmo deveria apenas decorrer sem qualquer animal, doméstico ou selvagem, dado que o lugar de animais domésticos e selvagens não é no circo e dado que o sofrimento e a privação são fenómenos que, nos circos, tanto são experienciados por tigres ou elefantes, como por pombas ou cães.

Mais uma vez a ANIMAL sugere esta mensagem que todos podemos enviar congratulando e agradecendo ao Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda por ter tomado posição contra este espectáculo de circo com animais e agradecendo e congratulando os responsáveis da Assembleia da República que estão a organizar este espectáculo de circo por terem decidido retirar do mesmo os animais selvagens que nele participariam, mas condenando e lamentando que não tenham feito o mesmo com os animais domésticos, que também deveriam ter sido retirados deste espectáculo.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Part2: Cancelar a "Sessão especial" de Circo com animais no Coliseu

Sobre o post anterior e se a opção de te juntares à ANIMAL no dia 6 de Dezembro no Coliseu, não é possível (como é no meu caso por viver longe), o site da ANIMAL possui um exemplo de mensagem que pode ser enviada ao Presidente e à Secretária- Geral da Assembleia da República para cancelarem a sessão especial de circo com animais, no Coiseu.

Tudo o que terás de fazer é muito simples: copiar a mensagem Sugerida aqui , ou escreveres uma mensagem original tua e enviá-la por email. Simples!

Eu vou fazer a minha parte!

Cancelar a "Sessão especial" de circo com animais no Coliseu!



Lamentável e incompreensivelmente, depois do Governo Português ter, em boa hora, decidido implementar legislação que, a prazo, acabará com a manutenção e uso de animais selvagens em circos em Portugal, a Assembleia da República está, ainda assim, a organizar uma sessão especial de espectáculo de circo com animais (incluindo animais selvagens), no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no próximo dia 6 de Dezembro, para os membros e funcionários do Parlamento e respectivas famílias.

Neste Domingo, 6 de Dezembro, pelas 17h30m, por favor esteja junto ao Coliseu dos Recreios. Por favor, não falte! Se acredita que o circo não deve ter animais, venha protestar connosco!

A ANIMAL levará a cabo uma acção de protesto contra a infame manutenção de animais nos circos e também contra a lamentável decisão da Assembleia da República de oferecer, mais uma vez, aos seus membros e funcionários um deplorável espectáculo de cruel subjugação de animais que até já o Governo Português censurou legislativamente.

Neste Domingo, 6 de Dezembro, pelas 17h30m, por favor esteja junto ao Coliseu dos Recreios. Por favor, não falte! Se acredita que o circo não deve ter animais, venha protestar connosco!

“Seja a mudança que quer ver no mundo.” - Mohandas K. Gandhi

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Campanha interessante e ajuda precisa-se!

Recebi este evento por email e achei por bem divulgar neste espaço A ajuda para o projecto Animais da Moita é precisa.
Dei assim uma espreitadela no blog citado em baixo e posso dizer que vale bem a pena ver, especialmente nesta altura, a umas semanas do Natal... Recomendo!
Seguem-se algumas coisas que eu gostei...





Amigos,

Nos dias 5 e 6 de Dezembro vamos estar novamente em Campanha de recolha de donativos, e como são dois dias inteirinhos precisamos muito de muitas mãos amigas.

Pedimos a quem nos possa ajudar que nos diga em que dia e horários. Sem terem de ser estanques, os turnos foram estipulados assim:

Sábado:
das 8:30 às 13:30
das 13h às 18:30
das 18h às 23:00

Domingo
das 8:30 às 13:30
das 13h às 18:30
das 18h às 23:00

Vamos ainda precisar de transporte dos donativos para a Moita, pois esperamos que venham a ser muitos.

Mais uma vez lembramos que temos muitas novidades na nossa lojinha e que as peças irão para a campanha... é melhor espreitarem já... :)

Obrigada a todos, apareçam e divulguem muito

Mais links:

Informação sobre o projecto recebida por email