quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Sorrir

Especialmente para ti Patty, boas memórias relacionados com isto ;)


"A raça humana tem apenas uma verdadeira arma, o riso." (Mark Twain)

O sorriso faz bem a todos. Cientistas têm demonstrado que a alegria é muito eficaz no combate às doenças. Para além de melhorar o humor, o sorriso reduz o stress, ajuda a combater infecções ao fortalecer o sistema imunológico, aumenta a atividade de células responsáveis pela destruição de tumores (células malignas), e alivia a dor. A gargalhada aumenta a frequência cardíaca, torna a respiração mais profunda, e utiliza os músculos da face, estômago e diafragma.

· Cada vez mais, os funcionários de hospitais, pacientes e grupos de apoio são treinados para utilizar o humor na obtenção desses benefícios.



Em 1998, o filme Patch Adams (Robin Williams) mostrou a história real de um médico convencido de que a alegria, brincadeiras e palhaços são importantes para melhorar a qualidade de vida de pacientes na atmosfera desagradável de um hospital. Este fime é baseado em factos reais. O Dr. Adams, cuidou gratuitamente de milhares de pacientes baseado no atendimento domiciliar, fundou o Gesundheit Institute em 1971, uma instituição sem fins lucrativos.

Norman Cousins, ex-editor da Saturday Review recebeu o diagnóstico de artrite reumatóide (uma doença auto-imune incurável) em 1964. Acreditava que boas risadas com os filmes de Marx Brothers, episódios da Candid Camera, e livros de humor ajudaram-no a combater a doença. "Eu tive a felicidade de descobrir que 10 minutos de gargalhadas tinham um efeito anestésico e me proporcionavam pelo menos 2 horas de sono sem dor", ele escreve em Anatomy of An Illness (W.W. Norton, 1979).


Em Portugal também já existem desenvolvimentos na área do riso e os seus benefícios, particularmente no combate às doenças. A “Operação nariz vermelho” é por exemplo, um projecto conhecido já existe há quatro anos. Os doutores palhaços para além de terem formacao artistica, fazem também fazem especializações dentro do ambiente hospitalar...

“A missão é levar alegria à criança hospitalizada, mas, fundamentalmente, transformar o ambiente do hospital inteiro e trabalhar em colaboração com o profissional de saúde... Qualquer pessoa que entra para trabalhar com a rotina do ambiente hospitalar aprende a dar valor à vida, que a vida é complicada, mas é por isso que precisamos de rir mais!"

Mensagem aos leitores:


"Aproveite o momento, viva o presente e não se preocupe tanto com o dia de amanhã! "

Vamos continuar a sorrir!
Bxjuuus,
Maggie

Fontes: Jornal do centro de Saúde
www.médicos de Portugal.iol.pt

Sem comentários: