quinta-feira, 22 de março de 2007

CCTV

Uma política adoptada para o combate à criminalidade. Assim existe a "CCTV - Closed Circuit Television", um equipamento televisivo que visa filmar os locais públicos para um melhor tipo de segurança.

A Grã-Bretanha e outros países desenvolvidos utilizam este tipo de sistemas no dito "combate à criminalidade e terrorismo". Por um lado a segurança, por outro lado o render da privacidade... Em Portugal ouvimos várias pessoas quererem aderir a esta nova ideia, (compreensível por um lado quando a criminalidade aumenta a cada dia que passa). Por outro lado, será que a sociedade está disposta a prescindir da sua privacidade?

Como seria adaptarmo-nos a este sistema e sentirmo-nos constantemente observados, filmados e expostos a toda a hora e em qualquer lugar como se de uma moda de "Big Brother no combate à criminalidade" se tratasse?... Câmaras nas ruas, nas lojas, nos empregos, nas escolas, nas faculdades, nas salas de aula, nas creches, nas bibliotecas, no autocarro, no comboio, no táxi... Será que temos a real consciência do que é viver nesta realidade? Obteremos mais conforto nas nossas vidas? Haverá assim menos criminalidade? Como seria adaptarmo-nos a um sistema destes quando o individualismo se acentua cada vez mais numa sociedade contemporânea? Estranha forma de vida...

2 comentários:

wicky disse...

ainda ontem passou uma reportagem sobre isto ...as camaras filmam mas os assaltantes raramente são identificados...

natura.viva disse...

Obrigada por esse feedback, grande coincidência realmente.